sábado, 2 de julho de 2011

HISTÓRIA DO SCRAPBOOKING

Não se sabe ao certo quando o scrapbooking surgiu, os primeiros registros encontrados são da Era Vitoriana. Os “álbuns” eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro ou caderno.

Nestes álbuns, as pessoas anotavam tudo sobre o seu dia-a-dia e, para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembrança.
No início do século XV havia um tipo de “álbum” feito à mão e chamado de Commonplace Book (ou simplesmente Commonplace), muito populares na Inglaterra, onde as pessoas escreviam poemas, receitas médicas, frases, tabelas, provérbios, orações e anotações. No século XVI haviam os “álbuns dos amigos”, muito parecidos com os atuais Yearbooks das escolas americanas, onde os colegas e professores escreviam pequenos textos e assinavam, sendo costume na época colecionar pedaços de cabelo dos amigos como lembrança.
Em 1775 , James Granger publicou um livro sobre a história da Inglaterra e ao final deixou algumas páginas em branco para que o leitor as decorasse com suas próprias recordações.
Nos Estados Unidos, o scrapbooking surgiu há mais de 100 anos e desenvolveu-se principalmente nas regiões mais ao norte, como Salt Lake City, em Utah, onde se concentravam muitas famílias de praticantes da religião Mórmon. Os Mórmons quando viajavam enviavam às suas famílias fotos e outras lembranças de lugares que eles conheciam, e seus familiares iam montando os “álbuns”.
Quando a fotografia foi inventada, em 1839, elas passaram a ser guardadas como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que iniciou-se o processo de scrapbooking que conhecemos hoje.
Atualmente as fotografias são os elementos principais do scrapbooking, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto.
Estilos de Scrpbooking

Estilo Heritage/Vintage: A palavra Heritage significa herança, são as tradições, a cultura, os valores que são passados através das gerações.O Vintage é um estilo de scrap baseado no uso de papéis e enfeites com aparência antiga.As cores que predominam tanto nos papéis como nos elementos vão do marrom ao amarelado, com aparência de envelhecidos. Mas também aparecem o verde, o vermelho, o laranja, sempre em tons mais queimados e escuros. Usa-se também fotos antigas .

Freestyle -Como o próprio nome já diz: Estilo livre. Use e abuse! Faça o que quiser! Não siga regras!!!Esse é um estilo que é muito fácil de reconhecer pois vendo os LO’s, nos dá a impressão de serem exagerados! Muita gente não se identifica com ele. Mas outras tiram de letra.
Simple& CleanComo o nome diz, esse é um estilo mais simples, de visual mais limpinho…Geralmente, os LOs nesse estilo possuem apenas uma foto, de tamanho médio. Mas também podem ter mais de uma foto…O design é limpo, os elementos são trabalhados em torno da foto, deixando muito espaço livre na página, uma das características do estilo.O uso das cores é amplo, indo dos tons mais claros aos alegres e fortes, mas sempre fazendo uma composição com harmonia e suavidade

Shabby- Que pode ser chamado também de Shabby - Chic.Em sua definição, podemos dizer que esse estilo tem como características o uso de papéis lixados, manchados, amassados, envelhecidos… para dar uma aparência gasta e envelhecida, porém sem deixar de ser elegante, chique.As inspirações para esse estilo (que aprecio muito!!!!) podem vir de qq coisa, mas geralmente são buscadas em papéis de paredes, porcelanas, almofadas, móveis… Objetos provenientes de fora do mundo do Scrap.Seguindo esse estilo, usa-se muito em suas composições as Scalloped Borders, muitas fitas e laços, flores… As fotos antigas, ou até mesmo preto e brancas, caem muito bem aqui! Outra característica marcante, é o uso de brushs e overlays, que ajudam a dar um “ar envelhecido” ao trabalho. Enfim, as possobilidades desse estilo são muitas, e o resultado, sempre maravilhoso "

Quando ficamos mais adeptas a esta arte MARAVILHOSA vamos nos acostumando com estes termos, mas é sempre bom lembrá-los....




Nenhum comentário:

Postar um comentário